Oficina de Robotica - Florescer com o ISCTE

Estamos a realizar oficinas de robótica no Centro Comunitário de Linda-a-Velha em parceria com a Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL e do IT-IUL. 

Mais um projeto da área de tecnologia nesta comunidade de aprendizagem, onde voluntários, famílias e crianças aprendem em conjunto.  

Obrigada Diogo Reis e Isabel Machado Alexandre, pela realização do estudo de Mestrado na Florescer.

 

 

 

"A oficina Zowi é um projecto experimental, acerca das novas tecnologias no ensino.

A oficina Zowi é um projecto experimental e de estudo para uma tese de mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, e tem como objectivo ensinar as nossas crianças a programar desde o ensino primário. 

Para este estudo ser possível, a oficina Zowi, está a ser feita numa associação de educação global, Florescer, que deu todo o apoio possível ao estudo criando uma oficina de Robótica, integrando todas as suas crianças, independentemente do ano de escolaridade que frequentam a participar na oficina e a aprender a programar. 

Esta oficina é feita de duas em duas semanas e baseia-se em ensinar a programar com recurso ao robô Zowi da BQ, começando por deixar as crianças brincarem com o Zowi, passando depois para a programação em blocos e por fim passar então a programação em linha de código."

Diogo Reis, Mestrando em Engenharia de Telecomunizações e Informática. 

 

Testemunhos das crianças:

 
 
 

 

"De duas em duas semanas, temos oficina de robótica e interagimos com o Zowi. Sempre que temos uma oficina eu fico muito ansiosa e muito empolgada.

Nós conseguimos mexer nele com uma aplicação, que tem muitas coisas para fazer com o Zowi. Nessa aplicação conseguimos fazer jogos, responder a perguntas sobre o robot e controlar a boca dele.

Na oficina de robótica aprendemos muita programação e assim aprendemos o que está por detrás das tecnologias.

Houve um dia em que pusemos as nossas iniciais do nome, através de uma aplicação que se chama Bitblog.

O Zowi é dos melhores robôs à face da terra!!!" M., 9 anos.

 

"Até começar esta oficina nunca pensava que ía comandar ou brincar com um robô. Quando soube que íamos ter uma oficina com um robô fiquei super ansioso.

Com uma aplicação no telemóvel conseguimos controlar os movimentos do Zowi e as caras que ele faz. Também há perguntas sobre o Zowi (como funciona, etc.) e jogos. Estou a aprender muito com esta oficina e também com o Zowi! Gosto muito de brincar com ele, é muito engraçado!" J., 12 anos.

 

"Nestas oficinas de robótica mexemos no Zowi, ele tem jogos para experimentarmos e sabermos mais sobre ele.

Quando foi a primeira oficina de robótica o Zowi fez uma onda com os pés e ficámos todos impressionados, no telemóvel desbloqueamos mais bocas e movimentos. Na aplicação do Zowi fazem-nos perguntas sobre ele."

Ele é um bom amigo!" B., 11 anos M., 10 anos.