Teresa Manuel, nascida em Lisboa a 30 de março de 1975.
“Considero-me uma mulher empreendedora e “Cri-Ativa”; uma agente de mudança com vista a uma sociedade mais saudável e equilibrada.
Há mais de uma década que estudo e trabalho na área da educação com práticas educativas inovadoras. Este tema tomou maior vínculo e proporção quando fui mãe, pois o apelo de proporcionar uma educação diferenciada que estivesse ligada à componente artística, inovadora, colaborativa, sociocrática e autónoma para os meus filhos e para outras crianças, emergiu rapidamente.
Iniciei-me no estudo da Antroposofia (Doutrina filosófica fundada por Rudolf Steiner) em 2005 e fiz todo um percurso de desenvolvimento pessoal e consciente que me permitiu concluir vários cursos, com destaque para a Pedagogia Waldorf e a Terapia Artística Antroposófica (2014). Foi com estas metodologias que dinamizei inúmeros trabalhos como terapeuta artística em diversos projetos, fazendo sessões individuais e em grupo para adultos, crianças e famílias.
A minha atuação na sociedade está ligada à educação - Educação Global - respeitando cada Ser tal com ele é. Essa responsabilidade e compromisso foi assumido com a Florescer – Associação de Educação Global, da qual sou vice-presidente e co-fundadora, tendo um papel de direção, gestão, coordenação e orientação pedagógica. Atualmente, desenvolvo projetos na área das metodologias participativas, como o Centro de Educação Global da Florescer. Colaboro como consultora no projeto Aprender em Círculo que decorre na escola pública, em Territórios Escolares de Intervenção Prioritária, em Oeiras.
Sinto este trabalho florescer a cada dia e que juntos estamos a cultivar o que existe de mais genuíno na vida – o Amor. É esta a essência que quero presentear todos os que chegam até aqui. Para finalizar, digo-vos que a minha força interior rejubila e aumenta, por saber que este é o caminho que traz a plenitude."
Licenciada em Engenharia do Ambiente (ULHT, 2001), durante 13 anos desenvolveu trabalhos ligados à área de educação e sensibilização ambiental, direcionado para público jovem de qualquer nível de ensino, docentes, interessados na área de educação ambiental, escolas e instituições na área educativa.
Foi Assistente de Coordenação e Responsável pelo desenvolvimento do Projeto do SNIRH-Júnior. Consultora, Assistente Promotora, Coordenadora e Assessora da Equipa Técnica. Assistente Responsável pela assessoria e produção do Projeto “Sentir a BioDiversidade", promovido pelo Instituto da Água (INAG, I.P.). No presente, a concluir a licenciatura de Educação Básica na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).
Tem formação especializada em “Pedagooogia 3000” (2017), Way of Council (2018), Thetahealing (philosophy for improvement and evolvement of mind, body and spirit) (2016), Construção de Comunidades de Aprendizagem, Transformação Vivencial e Reconfiguração da Prática Pedagógica (2018).
Estagiou, colaborou e participou em reuniões pedagógicas, reuniões gerais do Conselho de Administração, grupos de estudo, boletim mensal da escola - Colibri (Ano XIX- Nº3, p31 e 32), atividades/dinâmicas com as crianças e famílias e nos eventos da comunidade escolar da Escola Waldorf Anabá - Associação Pedagógica Micael/Florianóplis/SC - Brasil.
Fez várias visitas vivenciais a projetos educativos internacionais – Escola Inkiri (Salvador da Bahia), Projeto Âncora (São Paulo, Cotia) e colaborou em outros projetos educativos inovadores portugueses como a Enraizar, O Pinhão, Eco Escola Tom da Terra, entre outros.